segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Sobre Relacionamentos...

Eu tenho uma prima que se divorciou porque o marido "vestia" a primeira cadeira da sala de jantar com a sua camisa, assim que chegava do trabalho.  Sim, para quem só sabe deste detalhe, ela lhe parece uma pessoa não muito esclarecida.  Mas para quem já viveu um relacionamento longo e próximo, dá para entender que não tem nada a ver com a camisa.

Não há sentimento pior do que se sentir invalidada, desrespeitada e desprezada.  Para muitos, o marido foi vítima de expectativas injustas, adoramos apontar quem fez isso ou quem fez aquilo. A vida é mais simples quando temos um culpado para o que não dá certo.  

A cadeira vestida, parece insignificante, mas não era insignificante para ela. Todas as vezes que ela passava pela sala, o casamento chegava mais perto do fim. Era só uma questão de tempo. 

Sentir-se respeitada por quem amamos é fundamental para um relacionamento saudável, mas ele nunca se deu que a camisa no cesto de roupa suja seria fundamental para obter o respeito de sua mulher.

Em vários desabafos, ela se queixava de quanto exaustivo era para ela ter de pedir para ele por a camisa no cesto de roupas sujas. Todos os dias, e ele não se mancava que não há nada mais sexy e reconfortante do que ver o seu parceiro dizer, pode deixar... eu cuido disso. Sem que tenhamos que ficar reclamando como loucas.  O desgaste entre reclamar e fazer é o mesmo, se o primeiro não for maior.  Não queremos ser mães dos nossos companheiros, queremos um homem do nosso lado!

E Homens, minhas amigas, homens de verdade sabem que a grande lição nisso tudo é que se você está em um relacionamento, você deve amar e respeitar da mesma forma que você quer ser amado e respeitado.  Um homem de verdade sabe das necessidades de sua mulher, e mesmo quando não as compreende... as respeita. 

A camisa incomodava a minha prima a ponto de trazer dor física.  Todas as vezes que ela olhava para a camisa, lá na cadeira, era como se ela estivesse ouvindo "Eu não te respeito ou valorizo seus sentimentos e opiniões. Deixar essa camisa aqui é mais importante do que você ou nosso relacionamento."

Se você está lendo esse texto até agora e ainda está pensando na camisa, eu não consegui passar a mensagem.  Não é uma camisa, um prato sem água, uma mensagem ignorada, são os pequenos momentos onde nos sentimos desvalorizadas e desrespeitadas por quem amamos.  Ninguém termina um relacionamento por causa de uma camisa.  Mas sim pela sensação de impotência que a camisa sugere, uma onde não somos amadas, reconhecidas ou ainda que não podemos contar com nossos parceiros como verdadeiros companheiros. 

Talvez se minha prima conseguisse verbalizar o verdadeiro problema, e se ele tivesse parado para ouvir, ouvir de verdade, sem julgar que ela estava de TPM, ou dando chilique, hoje eles estariam juntos.  Ela diz que explicou, milhões de vezes, em conversas, em brigas, em meio a choros, de todos os jeitos.  E ele sempre riu e achou uma loucura.  Acho essa capacidade de invalidar o outro alegando loucura uma coisa absurda... com louco não se discute e assim somos silenciados.

Se escolhemos amar alguém, deve haver um certo prazer em fazer as coisas que preservam um ao outro deste tipo de desgaste.  Se eu sei que uma atitude minha chateia meu parceiro, PORQUE EU IRIA DELIBERADAMENTE INSISTIR EM REPETÍ-LA????????????

Nenhum comentário:

Postar um comentário