segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Prataria... Como Guardar.


A prata é particularmente sensível ao enxofre e ao cloro. Esses elementos encontram-se na composição de variados produtos de uso doméstico como a água sanitária (contém cloro), polvilho anti-séptico (contêm enxofre), as colas brancas (contêm enxofre), a água oxigenada cremosa (contém enxofre).
Alguns alimentos como ovos, cebola e maionese podem escurecer a prata. O uso de luvas de látex e o contato com combustíveis fósseis também podem ocasionar o escurecimento da prata.
Para aumentar a durabilidade do brilho da prata, portanto, evite usar suas jóias de prata enquanto manusear esses produtos e alimentos.
Evite, também, guardá-las em caixas ou sacos colados com cola branca.
O maior responsável pelo escurecimento da prata, no entanto, é a poluição atmosférica especialmente nos locais de intenso tráfego de veículos. Os gases do escapamento contêm grande quantidade de enxofre.
Embalagens de feltro são ótimas para manter o lustre das pratas e garantir que não risque no armário, para visualizar a peça, compre as com laterais de plástico cristal.
Jarras e bules precisam de lavagem imediata com água e detergente após o uso. Nunca coloque na geladeira, porque a refrigeração acelera a oxidação e ajuda a fixar a mancha do líquido escuro de chás e sucos, por exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário