quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Primeiro Dia da Sua Nova Empregada...

Mais uma vez, começaremos com uma analise sua:  O QUE VOCÊ QUER DA SUA NOVA EMPREGADA?

Pense, escreva, re-pense!  O que você espera dela e como? Seja específica! Agora volte no começo da sua lista e reveja tudo, seja ainda mais específica, de preferência detalhista, coisa tipo:
_ Eu quero que a XXX passe aspirador na casa todos os dias, e depois passe um pano úmido com Veja para piso. Limpe os sofás e cadeiras com pano claro.  Use lustra móveis 1 vez por semana, etc... etc...
Assim você gastará 1 hora do seu tempo e não dias e dias para treina-la.  Uma boa dica é esta lista de tarefas domesticas que eu encontrei! Você pode agora, entregar uma lista de tarefas para ela ou usa-lá como sua guia na hora de explicar as tarefas a ela.

Faça também um cronograma do funcionamento da casa com os horários de café-da-manhã, almoço, jantar e algum outro que seja importante para o desempenho dela.  Afixe-o na sua geladeira.

Agora, vamos começar.  Tenha uma conversa com ela e explique a dinâmica da casa, use o cronograma mencionado acima. Mostre a casa a ela, quando entrar nos cômodos especifique a função (sala de TV, escritório) e os nomes de seus donos - "Aqui é o quarto do Pedro, meu filho mais velho." - Assim ela não vai ficar perdida nos termos por sua família.

Seja clara ao explicar o serviço. O maior problema que observo é que a maioria das patroas esperam que suas empregadas possam ler seus pensamentos.  Se você quer as coisas feitas do seu jeito, explique! Tenha paciência e persistência!  Não espere que seja perfeito na primeira vez! Lembra do SEU primeiro dia em um emprego novo?

Escolha a sua forma de ajuda-la a identificar o que guardar e onde. Uma amiga fez um mapa das gavetas com legendas de que guardar em qual gaveta.  Deve ter dado um trabalhão! Eu prefiro usar etiquetas, pois não tenho muito tempo para ficar repassando o que vai aonde até que ela memorize.  Isso também ajuda a vida de toda família, na hora de encontrar objetos.

Esteja preparada e disposta pois empregada nova requer muito de nós todos.  Reserve um tempinho para acompanha-la e assistir como ela esta desempenhando suas tarefas.  Corrija imediatamente o que não estiver de seu agrado.  Elogie sempre que puder!

Nenhum comentário:

Postar um comentário