terça-feira, 21 de julho de 2015

Porque Play Doh Comprada é coisa do passado!


Há muitos anos não compro mais massinha para os meus filhos brincarem.  Não me entenda mal, eles ADORAM brincar com massinha e eu acho que é uma brincadeira muito criativa e estimulante para ficar de lado, mas vocês já deram uma olhada nos precinhos das massinhas por ai?  



MEU DEUS!!!  Um mero kit com 8 cores em potes pequenos custa por volta de R$30,00 e elas logo ressecam, os meninos misturam as cores, e logo ficam obsoletas. Cansada dessa rotina eu comecei a testar as receitas que existem por ai de Play Doh caseira.  Após muitas tentativas, chegamos (eu e os meninos) a conclusão que esta é a melhor:


Play Doh Caseira (Tão boa quanto a comprada, se não for melhor)

Daqui vem toda a mágica!
Ingredientes:

  • 2,5 xícaras de agua
  • 1 1//4 xícaras (SIM XÍCARAS) de sal
  • 1 1/2 colheres de sopa de cremor de tártaro
  • 5 colheres de sopa de óleo vegetal
  • 2,5 xícaras de farinha de trigo sem fermento
  • Anilina comestível da cor que quiser, Glitter também fica legal!

Ponha todos os ingredientes menos a anilina comestível em uma panela e misture até que todos os ingredientes se incorporem.  Vai virar uma pasta cheia de caroços, mas não se preocupe, é isso mesmo.



Cozinhe em fogo baixo por aproximadamente 10 minutos ou até que a massa solte da panela e pareça ressecada nas bordas.



Despeje a massa em uma superfície lisa, de preferencia uma pedra. Separe a massa em quantas cores for usar, hoje nos usamos 6 mas você pode porcionar como quiser.

Já que tiramos a massinha do fogo, chame os pequenos para ajudar daqui para frente, eles adoram!

   
Faça bolinhas com um furo no meio da porção da massinha que quiser colorir.  Coloque de 5 a 10 gotas da anilina comestível no furo.  Vã amassando a massinha até que toda a anilina seja incorporada.   








Repita o processo quantas vezes achar necessário até chegar no tom desejado! O resultado é uma massinha de alta qualidade por um precinho bem em conta!  







Agora é só soltar a criatividade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário